Alguns Estuques do Porto

Os estuques no norte de Portugal tiveram implantação mais lenta em relação ao sul de Portugal, pois havia uma tradição dos revestimentos em madeira (devido ás grandes quantidades e optima qualidades das madeiras existentes no norte) e também pela composição predominante granítica dos solos, logo dificuldade em obter as matérias primas para fazer estuque.
Como prova disso temos a forte tradição em fazer tectos de madeira - em caixotões ou simplesmente em taboado de "camisa e saia". A facilidade em encontrar artífices carpinteiros são factores que contribuiram para não fazer uso dos Estuques.

Deste modo podemos explicar quase a ausência de estuques até cerca os meados de XVIII no Norte de Portugal

Mas apesar disso havia já algumas obras de estuque realizadas, muito antes da fundação da Escola Estuque e Desenho , pelo Marquês de Pombal em Lisboa. Os mais antigos registos, são de António Pereira que se instalou no Porto em 1719 para participar em obras da Sé, este foi responsável pela divulgação do estuque, e também das correntes arquitectónicas em voga na altura (Barroco e Rococo.

Nasoni teve um papel preponderante na introdução e difusão dos Estuques. Pensa-se que os estuques do Palácio do Freixo (+/-1750), são arquitectados por Nasoni. O barroco é a expressão decorativa, deste momento.

    Os Estuques Neoclássicos no Porto Motivo de um Ornamento Relevado em Gesso - Estuque Neoclássico

Um dos factores decisivos para o uso do estuque em Portugal, , foi a vinda de estucadores ingleses no fim do Século XVIII para trabalhar nas colonias de Ingleses existentes no Porto (devido ao vinho do Porto) . Uma das personagens que também temos de considerar é Luigi Chiari que se dedicou à ornamentação da Capela e Sacristia da Ordem Terceira (1797/98).
Com estes artistas (estucadores ingleses e Chiari), deu-se a afirmação da estética neoclássica de influência Adam que perdurou durante o Séc. XIX.

A decoração Neoclássica (Estilo Adam), é caracterizada :

     - Por paredes estucadas e ornamentadas por pilastras caneladas, com capiteis de fantasia;
     - Paineis rectangulares defenidos por molduras simples mas volumosas, em que o interior destes         paineis é constítuido por um gracioso jogo de grinaldas de flores (campainhas) ou folhas de         loureiro, modeladas no local e atadas pelas habituais fitas ondulantes;
     - São desenhadas elipses finas e circulos caracol circundam rosetas finamente esculpidas.

Existem muitos exemplos, mas os mais visitaveis são os templos religiosos ( Igreja dos Grilos, a Igreja dos Terceiros Fransciscanos, Capela do Santíssimo da Venerável Ordem Terceira do Carmo, etc)

    O Romantismo (Estuques Neogóticos/Neoarábes)

Procurando não esquecer as regras que regem a decoração neoclássica (decoração de cariz intimista), o espirito romântico , procura encontrar a substituição de imagens referentes a um remoto e fabuloso período greco-romano , por outras bem contemporâneas (o busto de Luíz de Camões; figuras simbólicas de origem cristã , como a caridade; baixo relevos de figuras épicas do passado histórico de Portugal,etc). Esta preocupação de buscar os modelos mais crediveis e conhecidos para os retratos das glórias nacionais, impõem no tecto, tecnicamente de melhor qualidade, como um dos expoentes máximos da imaginária romântica.

Paralelamente, aos que escrevemos, no anterior parágrafo, a arte e arquitectura Romântica , procura um revivalismo de correntes artísticas do passado medieval.

Assim nos tectos surgem rosáceas, inspiradas nos templos góticos, vê-se uma série de arcos quebrados e polilobados.
Para fechar , fazemos referência ao conhecido, Salão Arábe do Palácio da Bolsa, um revivalismo, multicolor, e que revela a fantástica capacidade técnica dos artisticas estucadores, que sob a direção do mestre estucador Afifense Luis Pinto Meira, executaram aquele magnífico trabalho.

    Arte Nova e Arte Deco no Porto

       - Arte Nova no Porto e os Estuques

O conceito de Arte Nova foi exibido em 1900, na Exposição Universal de Paris, as linhas arquitetónicas baseiam-se no gosto ondulante, sensual, plasticidade, exprimindo quase sempre a ideia de movimento (existem remeniscências do barroco). A Arte Nova será influente nas fachadas dos edíficios, nos azulejos e aplicações envolvendo os vidros (Vitrais). O ferro surgiu curvílineo em varandas e portas de habitação. Esta corrente exercerá influência algumas casas comerciais e raramente as casas particulares (por indicação de bibliografia, de especialistas, é nos indicado que umas das casas que possui as superficies estucadas e ornamentadas com motivos Arte Nova é a casa da Condessa de Santiago de Lobão)

       - Arte Deco no Porto e os EstuquesSanca Ornamentada com Relevo Tipo Arte Deco

O nome Deco surgiu na Exposição Internacional de Artes Decorativas e Industriais Modernas, realizada em Paris em 1925. Foi um movimento que afectou as artes decorativas, arquitectura, e que teve os seus últimos dias em 1939. A França foi ponto de encontro de várias correntes de aquitectura e artes decorativas que pretendiam libertar os excessos de curvas e de decoração. Este novo vocabulário de elementos Clássico-Geométricos, empregou-se em inúmeros bairros do Porto. No entanto adianta referir que a corrente Arte Deco, chegou atrasada a Portugal.
A Arte Deco manifestou-se nos esteriores dos edificios recorrendo ás fachadas frontão e os estuques interiores serviram-se de ornamentação á base de circulos, triângulos e quadrados em relevo.

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